• WhatsApp-icone
  • Facebook ícone social
  • LinkedIn ícone social

ENTRE EM CONTATO

Fone: (41) 2105-0505

Whatsapp: (41) 2105-0505

Email: contato@topimoveis.com.br

DEIXE UMA MENSAGEM QUE RETORNAMOS PRA VOCÊ

Rua Marechal Deodoro, 950 - Conjunto 301 - Centro

Curitiba/PR - CEP 80.060-010

Práticas para ter um escritório sustentável

Caso sua empresa tenha decidido mudar de endereço e busca um imóvel "amigo do meio ambiente", fazer esta escolha é muito simples. Basta procurar um edifício com certificação green building como LEED ou o AQUA, que atestam empreendimentos com responsabilidade ambiental e consumo energético eficiente e sustentável.


Entretanto, mesmo que não esteja nos planos ou não seja possível mudar num futuro próximo, é possível adotar práticas mais sustentáveis e tornar seu espaço de trabalho mais "verde".


Melhore a qualidade do ar com plantas


Um dos benefícios de um Green Building é a qualidade do ar dentro do espaço de trabalho. Seja pela utilização de materiais com compostos menos agressivos ou pela adoção de um sistema de ventilação mais eficiente ou ainda, pela presença de áreas verdes dentro ou nos arredores do empreendimento.



Não é mandatório estar em um edifício certificado para ter ar puro em seu escritório. Adicionar à decoração de seu espaço algumas plantas pode, além de deixar o espaço mais agradável, trazer um aumento na qualidade do ar.


Fazer regularmente a manutenção dos aparelhos de ar condicionado também é um caminho que pode trazer bons resultados.


Compre equipamentos eficientes no consumo energético


Você ainda utiliza computadores antigos e impressoras que não possuem um modo Hibernar? Equipamentos com selos de economia de energia gastam menos recursos que os antigos, reduzindo o impacto de suas atividades no meio ambiente.


Use as janelas de forma estratégica



Caso tenha condições de redefinir o layout de seu espaço por completo, tente usar com sabedoria as janelas do imóvel. Se há muitas estações de trabalho com divisórias, tente diminuir a altura destas, para que a luz natural flua com mais facilidade. Por outro lado, se há muita incidência de luz solar e calor, tente instalar películas de bloqueio de radiação UV por dentro de suas janelas.


Altere o termostato


Mudar a o "set point" do termostato do ar condicionado poucos graus acima no inverno e alguns abaixo no verão, pode significar uma redução significativa de consumo energético.


Ao invés de 19 graus em pleno verão, por exemplo, mude para 21 ºC, após algum tempo, para 22 ºC. Pode parecer pouco, mas no longo prazo, a economia é substancial.


Modernize a iluminação


Um escritório com certificação LEED trará em sua infra um sistema de iluminação com lâmpadas de LED. Elas geram uma luz de maior qualidade , necessitam de quase nenhuma manutenção e consomem menos eletricidade. Uma mudança completa das luminárias pode ser um investimento grande demais para ser realizado de uma vez.


Substituir as lâmpadas na medida em que as antigas forem falhando, é uma forma de diluir o custo do investimento ao longo do tempo.


Incentive o uso do transporte coletivo e a criação de um programa de "carona amiga"


Um escritório não deve ser ambientalmente sustentável apenas de suas portas para dentro.


É preciso pensar em ações que impactem positivamente o meio ambiente como todo. Uma das formas de fazer isto é incentivar a redução da emissão de carbono por seus funcionários.



Fornecer um transporte privado para seus colaboradores, incentivá-los a utilizar meios alternativos e menos poluentes ou ainda, criar um programa de incentivo à "carona" dentro da empresa, reduzindo custos com estacionamento e combustível, bem como emitindo menos CO².


Outra opção pode ser o transporte coletivo, no caso específico de Curitiba e região, um dos melhores e mais integrados do país.


Gostou do tema? Já adota em seu escritório práticas sustentáveis? Deixe sua mensagem nos comentários! Se quiser saber mais sobre imóveis com selo green building em Curitiba, envie uma mensagem pelo whatsapp para o número (41) 2105-0505 ou acesse www.topimoveis.com.br, se preferir, ligue agora mesmo e fale com um dos nossos consultores através do mesmo número (41) 2105-0505.