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6 termos comuns ao mercado de imóveis corporativos que você precisa conhecer

Atualizado: 19 de Abr de 2019

O mercado de imóveis corporativos possui uma linguagem específica e que, muitas vezes, torna difícil o trabalho de ler e interpretar informações. Para facilitar o entendimento, eis aqui 6 termos que você precisa conhecer:


1. Área privativa


Inclui todas as áreas internas de uma unidade, em metros quadrados (m²), que tem o uso exclusivo do ocupante. É composta pela área de cada ambiente, as paredes que os dividem, os shafts de instalações e as paredes externas que contornam a unidade. É calculada separadamente para o espaço de trabalho, estacionamento ou depósitos.


2. Área bruta locável (ABL)


Quando falamos em ABL, áreas comuns porém de uso exclusivo do locatário como halls de circulação em andares de único ocupante, vagas de estacionamento, dentre outras podem entrar no cálculo da área.

3. Relação vagas x m²


Trata-se do número de vagas de estacionamentos reservadas para o uso da empresa em comparativo com a área locada.


Se temos um imóvel com um andar corporativo de 2.383,28 m² de área útil e com 35 vagas reservadas para cada andar, a relação de vagas por m² é de 1 para cada 68,09 m².


4. Prioridade de oferta


Se você assinar um contrato que possui uma cláusula de prioridade de oferta, o locador (proprietário do imóvel) é obrigado a oferecer primeiro a você espaços disponíveis, antes de abrir para o mercado em geral. Isso garante flexibilidade para sua empresa e a possibilidade de iniciar de forma estruturada um planejamento de expansão.


5. Opção de compra


A cláusula de opção de compra garante a prioridade e informa como sua empresa pode adquirir o espaço que aluga. Esta deve ressaltar as condições necessárias para que a operação aconteça, incluindo o valor a ser pago, de preferência, com prazos e formas definidas.


6. Requerimento de proposta


Um dos passos iniciais para encontrar um novo espaço para sua empresa é sentar com seu consultor imobiliário e definir quais são suas necessidades e o que você realmente precisa em um imóvel.


A medida em que as opções que atendem o perfil traçado são encontradas, você pode submeter as necessidades específicas num requerimento de proposta. Com este documento é possível iniciar as negociações com maior assertividade e objetivismo.


Conhecer a linguagem do mercado te coloca numa posição melhor para negociar, mas você deve estar preparado, há uma infinidade de outros termos que irão aparecer ao logo do processo. É por isso que ter um consultor imobiliário ao seu lado é tão importante, para ajudá-lo a passar por este processo tão cheio de detalhes.


Quer ajuda para entender mais sobre o mercado de imóveis corporativos e sua linguagem característica?

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